Notícias

Aviso prévio

Trata-se de uma notificação feita pela parte que deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho. Logo, o aviso prévio pode ser dado tanto pelo empregado quanto pelo empregador, respeitado o prazo previsto em lei. Via de regra, é cabível nos pedidos de demissão e no fim do contrato de trabalho por prazo indeterminado.

O aviso prévio poderá ser trabalhado ou indenizado. Indenizado é aquele em que o empregador realiza o pagamento do período que seria trabalhado pelo empregado e promove seu desligamento imediato da empresa. Do mesmo modo, caso o empregado deseje optar por essa modalidade de aviso, o valor do período correspondente será descontado na sua rescisão.

Já o aviso prévio trabalhado dá direito ao empregado de trabalhar com a redução de duas horas diárias, sem prejuízo do salário, podendo optar por trabalhar sem essa redução, caso em que poderá por faltar sete dias corridos, sem prejuízo do salário. O intuito dessa redução é possibilitar ao empregado a chance de procurar um novo emprego.

Importante destacar a alteração trazida pela Lei 12.506/11 no que tange ao prazo do aviso. A proporção observada para a concessão do aviso é de 30 dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na empresa. Todavia, a lei prevê o acréscimo de 3 (três) dias por ano trabalhado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, fazendo com que o prazo do aviso prévio possa chegar a 90 (noventa) dias.

FIQUE DE OLHO!!!

  • O período de aviso prévio, em quaisquer de suas modalidades, integra o contrato de trabalho para todos os fins, refletindo, por exemplo, nas férias, no 13º salário, FGTS e nos recolhimentos previdenciários.
  • O prazo para pagamento das verbas rescisórias é de até 10 dias contados após o término do contrato, incluído o aviso prévio. 

VEJA TAMBÉM

24 jul

DOAÇÃO COMO FORMA DE PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO DO PRODUTOR RURAL

Em dado momento da vida, muitas pessoas, por diversos motivos, começam a se preocupar em realizar a transferência de seus...

LEIA MAIS
23 jul

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO DO PRODUTOR RURAL

Em meio a tantas incertezas políticas e econômicas, uma grande preocupação dos produtores rurais tem sido justamente comoele fará o...

LEIA MAIS
23 jul

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES

Um grande problema que atinge muitos brasileiros é justamente a grande carga tributária de nosso país, principalmente quando falamos de...

LEIA MAIS